COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA 


 

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis está em vigor desde 03 de abril de 2000, sendo inicialmente designado como CEP da Corporação de Médicos Católicos do Hospital São Francisco de Assis, o que acompanha a história da Fundação.

O CEP atua em prol da garantia de segurança do participante de pesquisa, e também de forma educativa com os pesquisadores, a partir das diretrizes éticas nacionais e internacionais, e, dos atos normativos, orientações e informes do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS).

Todo tipo projeto de pesquisa e de notificações dos estudos (atualização de protocolos, informes gerais) enviados ao CEP da FHSFA são analisados periodicamente via Plataforma Brasil, sendo apresentados nas reuniões mensais.

O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, com função pública, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos).

O CEP encontra-se estruturado e equipado para atender da melhor maneira possível o público em geral e a todos os pesquisadores, pessoalmente na Rua Itamaracá nº 581, bairro Concordia – Belo Horizonte – MG (Entrada Hemodiálise/Ambulatório SUS – no Centro de Estudos da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis) de segunda a quinta no horário de 8:30h às 18:30h e sexta de 09:30h às 18:30h, pelo telefone (31) 2126-1693 ou através do e-mail: cep@saofrancisco.org.br.

* Se houver dúvida entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa no telefone (31) 2126-1693 ou no e-mail cep@saofrancisco.br de segunda a quinta no horário de de 08Hs às 18Hs / Sexta de 08:Hs às 17Hs.

 

Clique nos botões abaixo para mais informações:

MEMBROS      

CRONOGRAMA DE REUNIÕES     

PLATAFORMA BRASIL

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDO NA FHSFA

RESOLUÇÕES, NORMAS E MANUAL