FILOSOFIA


Três palavras tomam destaque para nortear o pensamento de administradores, líderes e equipes em todas as suas atividades. CORTESIA, ENTUSIASMO e PLANEJAMENTO formam o tripé que sustenta a gestão do Complexo Hospitalar São Francisco e possibilita a busca incessante pela melhoria da qualidade do atendimento prestado ao usuário do SUS.

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA FILOSOFIA

CORTESIA com o paciente, com o visitante, com o médico, com o colaborador. Cortesia é tratar bem todos os que estão por perto durante toda a sua jornada de trabalho. Nossos colaboradores são estimulados a exercitar a cortesia no dia a dia, seja no bom dia dado a quem passa pelo corredor, seja na forma de realizar um procedimento no paciente ou na pró-atividade para solucionar um problema ao seu alcance. Ser cortês, para o São Francisco, é saber escutar a necessidade do paciente e buscar uma solução. A Cortesia permite amenizar o sofrimento de quem padece de uma doença ou alegrar o dia de quem tem uma jornada de trabalho pela frente. Cortesia é a porta de acesso a uma assistência à saúde mais humana, respeitosa, de qualidade e com segurança.

 

ENTUSIASMO de quem acredita que seu trabalho é essencial para que o bom funcionamento do hospital permaneça. E mais, de quem sabe que sua função é indispensável para ajudar àqueles que chegam até os leitos do Complexo carentes de saúde e atenção. O Entusiasmo permite que cada um busque seu melhor desempenho profissional a cada dia. É isso que faz com que cada colaborador se interesse pelas novidades em sua área, levando ao Hospital sugestões de melhorias e atualizações. Entusiasmo é combustível que alimenta a disposição de cada colaborador que se prontifica a ajudar ou que se empenha para atender bem ao paciente ou ao seu acompanhante. Entusiasmar-se é trabalhar com entrega e com os sentimentos para dar assistência a quem precisa. Manter-se entusiasmado é permitir que seu trabalho cresça a cada dia e as soluções para os problemas diários pareçam mais acessíveis e simples.

 

PLANEJAMENTO é preciso para minimizar riscos e maximizar resultados. O Planejamento permite que o colaborador se cerque das precauções necessárias para que nada de errado ocorra. Permite, também, que os resultados sejam estimados, quantificados e avaliados. Desde as decisões da Superintendência do Complexo aos mais simples procedimentos assistenciais ou de manutenção do espaço físico, o que é realizado com Planejamento reduz custos, riscos e aperfeiçoa os resultados. Com objetivos bem definidos e caminhos bem planejados, fica fácil solucionar imprevistos e dimensionar problemas. Quando há planejamento, não se superestima problemas, não se subestima capacidades. O real tamanho de sucessos e percalços é visto e, assim, é mais fácil alcançar metas, objetivos, missões, sonhos.