NOTÍCIAS



Parceiros do banco de perucas da oncologia se encontram na FHSFA

26 de Abril de 2022

Doadores de cabelo receberão homenagem simbólica em salão de beleza

Dois grandes parceiros da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis se encontraram na na Unidade Concórdia na tarde desta segunda-feira (25). O cabeleireiro, Guilherme Viega, e o representante da ONG Fio de Luz, Edmilson de Oliveira, contribuem para a produção de perucas que a FHSFA empresta para pacientes da oncologia. Guilherme é proprietário de um salão de beleza e arrecada doações de cabelos para a instituição, que envia para a ONG que confecciona as perucas. Esta parceria existe desde 2019 e é um diferencial no tratamento das pacientes. 

A Gerente Assistencial da Unidade Concórdia, Carla Araújo, explica que as perucas ficam à disposição das pacientes em qualquer fase do tratamento, o empréstimo acontece a partir da manifestação do desejo. “Não temos delimitação. Sempre que a paciente faz a quimioterapia vermelha, que causa a queda dos cabelos, elas podem solicitar. Aqui, promovemos também o dia do lenço, ações com maquiagem, temos várias formas de ajudar”, conta. As pacientes podem trocar de peruca ao longo do tratamento e devolver quando não fizerem mais uso. 

No encontro, Guilherme recebeu de Edmilson certificados simbólicos para serem entregues às pessoas que doam cabelos com esta finalidade no salão. “Fico feliz em poder ajudar e proporcionar para as mulheres uma autoestima maior, porque isso vai além da saúde”, afirma o cabeleireiro. Na ocasião, Edmilson recolheu doações de cabelos que, em breve, se tornarão novas perucas no banco de perucas da Fundação. Também enfatizou a importância da iniciativa e de alcançar cada vez mais pessoas com ela. “É muito importante essa divulgação para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho, porque se não tiver cabelo, que é a matéria-prima, a gente não tem como produzir”, finalizou.

As doações também podem ser entregues diretamente na Fundação, na Rua Itapagipe, 780.