NOTÍCIAS



Fundação Hospitalar São Francisco de Assis recebe acreditação ONA

8 de Novembro de 2021

A Instituição, que recebeu nível 2 de acreditação, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas 

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis acaba de receber a homologação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), na qual foi confirmada a Acreditação Nível 2, denominado Acreditado Pleno. A acreditação da ONA é reconhecida internacionalmente pela ISQUA e demonstra que a Instituição também possui processos bem definidos e integrados, sendo que as áreas envolvidas possuem acordos de serviços e a comunicação entre elas é efetiva, priorizando a qualidade assistencial e segurança do cliente.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição passou por uma avaliação detalhada, através de uma IAC - Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos. 

Para o Superintendente Geral da FHSFA, Dr. Helder Yankous, a conquista da Acreditação ONA nível 2 significa o reconhecimento do esforço de todos que fazem parte da Instituição. “Para uma Fundação Hospitalar 100% SUS essa é uma vitória que tem de ser muito valorizada e comemorada. Todos que trabalham e utilizam os serviços da Instituição ganham muito com essa Acreditação, seja em nível de reconhecimento, currículo, condições de trabalho, ambiente e segurança até em importância e credibilidade no Sistema de Saúde Municipal, Estadual e Nacional”, destacou.

Segundo o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação da FHSFA é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.