NOTÍCIAS



Ação do Outubro Rosa promovida pela FHSFA é destaque na imprensa nacional

4 de Outubro de 2021

O 4º Mutirão de Reconstrução de Mamilos e Aréolas foi tema de reportagem no Jornal Hoje da Rede Globo.

Como parte da programação do Outubro Rosa, no último sábado, 2 de outubro, o Serviço de Oncologia da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis realizou o 4º Mutirão de Reconstrução de Mamilos e Aréolas com Técnicas de Tatuagem 3D, que foi destaque no Jornal Hoje e nos telejornais MGTV edição 1 e 2, da Rede Globo. 

A ação, idealizada pela Coordenadora do Serviço de Mastologia, Dra. Lúcia Aiko Homma, atendeu 12 mulheres que passaram pela reconstrução mamária, devido ao câncer, porém ainda precisavam fazer o refinamento da plástica. Segundo a médica, cerca de 35 pacientes já foram beneficiadas com esse mutirão. “As mulheres selecionadas já passaram pela cirurgia para a construção mamária. Em alguns casos, não é possível preservar a aréola e o mamilo durante a mastectomia. Por isso, após a reconstrução da mama, conseguimos realizar o processo de tatuagem e pigmentação dos seios”, explica. 

As tatuagens são feitas em menos de 40 minutos e utilizam da técnica em 3D para uma reconstrução mais harmoniosa esteticamente, o que permite que as pacientes possam recuperar a autoestima. Segundo a psicóloga do setor de Oncologia da Fundação, Fabiane Carvalho, a realização da mastectomia, cirurgia de retirada total ou parcial da mama, não deixa apenas cicatrizes físicas, mas também emocionais. “Muitas pacientes, antes de passarem pelo processo da tatuagem, não conseguem nem se olhar no espelho. Relatam que sentem como se faltasse algo. Por isso, esse mutirão tem o objetivo também de ajudá-las a resgatar a identidade, feminilidade e a segurança”, pontua.

O 4º Mutirão de Reconstrução de Mamilos e Aréolas com Técnicas de Tatuagem 3D contou com a participação voluntária das tatuadoras Joana Dias, Lilian Rodrigues e Nilda Durães,  as mastologistas da Fundação, Dra. Ana Carolina Guglielmelli e Dra. Shirley das Graças, além da Dra. Lúcia Aiko Homma, a instrumentadora Cleide Maria Elias e a equipe de auxiliares disponibilizadas pela instituição. Também foram parceiros da ação a Electric Ink,  Artefato Tattoo Suply, Aston Machine.M. Boah Tattoo e a voluntária do projeto Coração.
 
Dados sobre o Câncer de Mama na Fundação 

No Hospital São Francisco de Assis, durante o ano de 2020 e até setembro de 2021, foram realizados 120 procedimentos cirúrgicos para a retirada do câncer de mama e 8.469 quimioterapias e radioterapias em pacientes.  

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres, conforme dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). 

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, após o câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em 2021, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença, o que equivale a uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. Por isso, é importante que mulheres sempre estejam atentas a qualquer alteração suspeita na mama e façam a mamografia de rastreamento anualmente a partir dos 40 anos. 

Clique aqui para acessar as reportagens: