JANEIRO BRANCO 


A campanha do Janeiro Branco tem por objetivo tratar sobre a importância do cuidado para com a saúde mental e as nossas emoções. Ela foi idealizada para o início do ano, pois simbolicamente, este é o mês do recomeço, uma oportunidade de realizamos uma retrospectiva e fazermos reflexões.

O bem-estar emocional é fundamental e também requer nossa atenção e cuidado especial. É preciso que estejamos atentos, buscando estratégias para tratarmos este assunto de forma cuidadosa através do diálogo e discussões acerca do tema.
 

1 – Cuide da alimentação. Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral. Opte por um cardápio variado e equilibrado.

2 – Pratique atividades físicas. Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde e bem-estar emocional.

3 – Priorize o sono. É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais.

4 – Tenha momentos dedicados às pessoas queridas. É importante conviver com amigos, familiares e pessoas que nos fazem bem.

5 – Reserve um tempo para o lazer. Faça atividades que te deixem feliz. Ler, dançar, desenhar, jogar e o que mais puder te tirar de pensamentos de preocupação e obrigação do dia a dia.

6 – Esteja em contato com a natureza. Faz bem para o corpo e para a mente estar ao ar livre, conectando-se ao meio ambiente e escapando um pouco da rotina puxada do trabalho e da casa.

7 – Desenvolva sua fé. A fé independe de crença ou religião. A fé está ligada à forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas, ao otimismo, à crença na vida e em algo que tenha significado para você.

8 – Conheça a si mesmo. Existem várias formas de se conhecer como terapias, meditação, teatro, atividades lúdicas, self-care.

9 – Permita-se sentir. É importante aceitar todos os seus sentimentos. Nossa cultura impôs que não é bom sentir raiva ou tristeza, mas estes sentimentos são importantes para que possamos ficar mais fortes e valorizarmos os sentimentos de amor, alegria, realização.