Residência Médica

_MPZ2341

 

O planejamento estratégico do Complexo Hospitalar São Francisco prevê o de­senvolvimento contínuo de ações de ensino e pesquisa como uma das prioridades da Instituição. Nesse contexto, o Programa de Residência Médica tem como principais compro­missos a formação de profissionais excelentes e a permanente atualização teórica e prática do Corpo Clínico.

O Programa de Residência da Fun­dação Hospitalar São Francisco de Assis contempla as especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirur­gia de Mão e Ortopedia e conta com 21 vagas credenciadas pelo Ministé­rio da Educação. Nas especialidades Cirurgia de Mão e Ortopedia e Trau­matologia, a residência é credenciada também pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). O programa de Cardiologia é certificado pela Sociedade Brasileira de Cardiolo­gia (SBC). O programa de Cirurgia Ge­ral é certificado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

O Complexo oferece também o Pro­grama de Pós-Graduação nas espe­cialidades de Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Cardiovascu­lar, Ecocardiografia e Cirurgia da Mão. O programa possui vagas para médi­cos estrangeiros e o desenvolvimento do curso é realizado em parceria com a Fundação Lucas Machado (FELUMA), ampliando o número de profissionais em formação nas duas Unidades e in­centivando ainda mais o envolvimento das equipes em atividades de ensino e pesquisa.

Em 2015 foram formados pelo CHSF 16 residentes e especialistas, e produ­zidas e aprovadas 38 pesquisas.

 

Número total de residentes por especialidade:

Cardiologia: 8

Cirurgia Geral: 6

Cirurgia Mão: 1

Ortopedia: 20

TOTAL: 35

 

Número de alunos de pós-graduação por especialidade:

Cirurgia Geral: 3

Médicos estrangeiros na Cirurgia Geral: 3

Cirurgia de mão: 5

Ortopedia: 6

TOTAL: 14

 

Confira os editais abertos no momento: