Pacientes visitam o Cruzeiro em ação do Novembro Azul

- Categoria: Destaque home, Notícias, Últimas notícias

A terça-feira foi marcante para onze pacientes que tratam de câncer de próstata. Em uma ação desenvolvida dentro da campanha Novembro Azul, pelo Cruzeiro Esporte Clube, em parceria com o Complexo Hospitalar São Francisco, eles visitaram a Toca da Raposa II e conheceram todas as dependências do centro de treinamento cinco estrelas, um dos mais modernos e bem estruturados da América do Sul.

Depois de um tour pelo local, os pacientes foram agraciados com um café especial e ainda puderam usufruir dos serviços da nova Barbearia Cruzeiro Seu Elias, inaugurada simultaneamente na tarde desta terça-feira.

Alguns dos pacientes ganharam cortes de cabelo no estilo dos atletas com um dos mais renomados profissionais do país e ficaram encantados com a surpresa do dia, que se iniciou com uma visita do Raposão ao Complexo Hospitalar São Francisco, onde o time especial de guerreiros foi oficialmente convocado pelo mascote azul.

“Sou cruzeirense e não esperava essa surpresa. O corte do Seu Elias ficou muito joia. Fiz cabelo, barba e bigode. Eu trato no Hospital São Francisco há quatro anos, a turma é muito gente boa, somos muito bem tratados, o médico é muito bom. Com o Cruzeiro entrando nessa ação, ficou melhor ainda. A partir do momento em que o homem sentir algo, é preciso procurar o médico e fazer os exames direitinho. O câncer é uma doença silenciosa. Hoje, para tudo se tem um jeito. Homem é muito vergonhoso nesse ponto, mas tem que correr atrás”, disse o aposentado Odilon Martins, de 66 anos, em fase final de recuperação.

Ex-diretor da Sede Campestre do Cruzeiro no fim dos anos 80, com passagem pelo Conselho Deliberativo do Clube na década de 90, Dirceu Malaquias foi outro paciente que fez um tour pelo centro de treinamento celeste. Aos 77 anos, ele se disse maravilhado com a estrutura da Toca da Raposa II e alertou para a importância de se conscientizar para que a doença seja evitada ou tratada desde o início.

“Achei espetacular a estrutura da Toca II. E acho importante esse tipo de campanha. Sempre fiz exercícios físicos a vida inteira. Eu aconselho sempre que precisamos procurar auxílio médico. Chegando à fase dos 40 anos, se inicia um problema entre os homens por causa do constrangimento. Mas, é necessário ir ao médico. Quanto mais cedo se diagnosticar esse tipo de problema, melhor”, salientou.

Coordenadora de comunicação e relações institucionais do Hospital São Francisco, Ana Luiza Rabelo falou sobre a atuação da fundação e a importância da parceria com o Cruzeiro dentro do Novembro Azul.

“O São Francisco é um hospital filantrópico, onde prezamos muito a humanização do nosso atendimento. Então, todas essas ações que promovemos é em respeito ao paciente, promovendo um bem-estar para eles, algo que faz parte do tratamento. Buscamos o Cruzeiro porque temos um grande respeito pela marca, aliada à campanha do câncer de próstata, do Novembro Azul”, apontou.

De acordo com Ana, o setor de oncologia atende, no momento, cerca de 1.500 pacientes com câncer. Destes, por volta de 500 tratam do câncer de próstata. No total, a fundação realiza em média 60 mil atendimentos na oncologia ao ano.

“O câncer, infelizmente, é uma doença muito contemporânea. A única maneira de conseguirmos vencer essa doença é com o diagnóstico precoce, seja qual for o tumor que a pessoa possui. É preciso que se cuide da alimentação, se pratique esporte em si, realize exames e procure assistência. Como é uma instituição filantrópica privada, o hospital presta serviço ao estado. Seus usuários são advindos do Sistema Único de saúde. O paciente que precisa de atendimento procura uma unidade de saúde e de lá é encaminhado”, explicou.

Ana disse, também, que os pacientes ficaram radiantes com toda a ação preparada na Toca II, algo muito importante para a autoestima de cada um deles na dinâmica dos tratamentos.

“O depoimento deles é que nunca imaginaram passar por esse tipo de experiência. O Raposão esteve no hospital nesta manhã os convocando para essa visita, e eles não imaginaram que passariam por tudo isso”, externou.

Participante da ação, Seu Elias se disse lisonjeado por poder fazer cortes em pacientes tão especiais e também citou a autoestima como ingrediente fundamental para a recuperação destes que são exemplos de força e superação.

“Receber esse pessoal é muito bom porque fazemos uma reflexão. Isso mostra como temos que ser gratos por nossas vidas e por estarmos com saúde. É uma oportunidade também para quem já atingiu a idade limite não tenha preconceito e faça os exames. Temos que estar sempre em busca de cuidar da saúde. Foi uma honra memorável. Nunca participei de uma ação assim. A autoestima deles ficou elevada, mesmo passando por um momento difícil. É muito legal ver a motivação deles”, relatou Seu Elias.

Fonte: Site Oficial do Cruzeiro 

Confira as fotos:

 

No comments yet.