I Simpósio de Cuidados Paliativos do CHSF

- Categoria: Notícias

No dia 23 de setembro, o Complexo Hospitalar São Francisco, realizou o 1ª Simpósio de Cuidados Paliativos do CHSF, na unidade Concórdia, com o patrocínio do PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica do Ministério da Saúde) onde Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações, tem os respectivos valores concedidos para o programa deduzidos no Imposto de Renda.

Coordenado pela Tanya Mader, proprietária da Clínica Elan Vital – Centro Integrado de Saúde, o simpósio abordou temas relevantes para a atuação em Cuidados Paliativos com intuito de instigar o público a capacitação e conscientização dos princípios e práticas do assunto com o objetivo de disseminar a filosofia de atuação na área da saúde.

O encontro contou com a participação de nomes de peso no time de palestrantes, como o cirurgião oncológico, Dr. Igor Dominick Michalick para falar sobre “Conceitos de Cuidados Paliativos”, Dra. Carla Vasconcelos Carvalho, Doutora e Mestre em direito pela Ufmg e professora em cursos de direito e da área de saúde para falar sobre  “Distanásia e Ortotanásia” e “Diretivas antecipadas de vontade”. A psicóloga clínica, membro da diretoria adjunta da Sotamig (Sociedade de Tanatologia e Cuidado Paliativo de MG), Maria Emídia de Melo Coelho, abordou o tema “Comunicação em Cuidados Paliativos” e a Tanya Helena Mader levantou o debate sobre “O profissional da saúde diante da morte”.

 

O que são Cuidados Paliativos:

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em conceito definido em 1990 e atualizado em 2002, “cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais”.

Confira as fotos do evento!

No comments yet.