CHSF conquista novos equipamentos para Bloco Cirúrgico

- Categoria: Notícias

Para fornecer cada vez mais conforto a todos os pacientes e garantir equipamentos cirúrgicos de alta tecnologia que possibilitam a segurança dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), adquiriu dois aparelhos completos de vídeolaparoscopia e 20 poltronas para acompanhantes. O investimento de R$ 560 mil reais foi possível com o apoio dos Deputados Federais Diego Andrade e Eros Biondini por meio de Emenda Parlamentar.

De acordo com o Dr. Helder Yankous, Superintendente Geral da Fundação, as novas aquisições irão reduzir a fila de espera de pacientes que necessitam realizar cirurgias por vídeolaparoscopia, e as poltronas proporcionarão mais conforto para os acompanhantes que, muitas vezes, passam dias e noites no Hospital. “Os novos aparelhos destinados para os Blocos Cirúrgicos da unidade Concórdia, aumentarão a produção de cirurgias, além de trazerem mais segurança para os médicos e pacientes. A aquisição das poltronas é muito importante para proporcionar mais conforto aos acompanhantes. Recebemos muitos pacientes do interior do Estado e, com eles, seus familiares ou amigos que acompanham todo o tratamento”, afirma.

De acordo com Luciana Borges, Coordenadora do Bloco Cirúrgico da unidade Concórdia do Complexo Hospitalar São Francisco, com a compra dos equipamentos, o CHSF passa a contar com mais duas torres de vídeo, seis bandejas instrumentais e quatro óticas para uso em cirurgias laparoscópicas, podendo ser aplicadas em Cirurgias Gerais, Torácicas, Urológicas e até mesmo Oncológicas. “Além de proporcionar melhorias para o São Francisco, os novos equipamentos permitirão a redução das manutenções corretivas nos aparelhos e, principalmente, proporcionarão mais segurança para o paciente, já que cirurgias vídeolaparoscópicas são consideradas minimamente invasivas”, explica. Luciana Borges ainda explica que, “além do aumento da produção do Bloco Cirúrgico e a redução da fila de espera de pessoas que precisam de cirurgia, os novos equipamentos irão contribuir na melhora do quadro do paciente, já que o procedimento consiste em pequenas aberturas, muito inferiores às das cirurgias convencionas, e na utilização de microcâmeras, garantindo uma abordagem mais ligeira, além da recuperação rápida, reduzindo o risco de infecção hospitalar”, finaliza.

Verba de Emendas Parlamentares garantem melhorias para a Fundação

A aquisição dos novos aparelhos cirúrgicos e das poltronas para a Fundação Hospitalar São Francisco de Assis só foi possível devido à Emenda Parlamentar dos Deputados Federais Diego Andrade e Eros Biondini, que disponibilizaram uma verba de R$ 560 mil reais. Todos os equipamentos foram adquiridos através de pregão eletrônico, testados e aprovados anteriormente pela equipe médica, atendendo as exigências da legislação e todas as demandas necessárias do CHSF.

Segundo o Deputado Federal, Eros Biondini, uma das suas maiores realizações como representante da população é ver os recursos encaminhados aos hospitais concretizando em melhorias. “Fiquei extremamente feliz ao visitar o São Francisco e ver a população utilizando os equipamentos adquiridos através das emendas parlamentares que encaminhei. A cada ano continuarei destinando esses recursos ao São Francisco pois sempre são muito bem aproveitados”, afirma Biondini.

Para o Deputado Federal, Diego Andrade, o CHSF faz parte da história de Belo Horizonte e de Minas Geais, beneficiando milhares de pessoas. “Mesmo com todas as dificuldades de se manter um atendimento 100 por cento SUS vejo uma administração e um corpo clínico responsáveis e comprometidos, lutando para melhorar cada vez mais o hospital e a qualidade no atendimento aos pacientes que mais precisam! Fico feliz em viabilizar mais esta verba para modernizarmos os equipamentos. O CHSF pode sempre contar comigo e com nosso trabalho”, declara Andrade.

No comments yet.