QUEM SOMOS

A Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA) foi instituída em 2010 pelo Conselho Metropolitano de Belo Horizon­te da Sociedade São Vicente de Paulo, como entidade filantrópica, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, regida por estatuto próprio.

Em janeiro de 2011, a Fundação iniciou a operação do Complexo Hospitalar São Francisco (CHSF), com atendimento exclusiva­mente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, o Complexo Hospitalar São Francisco abriu uma segunda unidade, no bairro Santa Lúcia, dedicada exclusivamente a procedi­mentos ortopédicos de média e alta complexidade.

Atualmente o CHSF mantém suas duas unidades em funcionamento, somando 326 leitos, sendo 52 leitos de CTI, e mais de 1.200 colaboradores, que prestam serviços hospitalares e cirúrgicos de alta, média e baixa complexidade em 22 especia­lidades, atendendo exclusivamente a pacientes do SUS.

Os pacientes e familiares contam com uma estrutura física completa, com enfermarias, ambulatórios, laboratórios, salas e centros cirúrgicos modernos e de alta performance. O Complexo também disponibiliza uma estrutura funcional eficiente, com estacionamento, almoxarifado, setor de manutenção, farmácia, refeitório, rouparia, espaço ecumênico, entre outras áreas importantes para o atendimento de saúde com qualidade e segurança.

A gestão dos recursos do Complexo Hospitalar São Francisco prioriza a manutenção de um Cor­po Clínico de alta qualidade, com formação sólida e vasta experiência, além de grande esforço para manter uma estrutura física e tecnológica adequa­das aos procedimentos executados.

O CHSF reúne uma equipe multidisciplinar que visa tratar os pacientes de maneira holística e atendê-los em suas várias necessidades, cuidando deles e de seus acompanhantes e visitantes com respeito, cortesia, atenção e empatia, contribuindo para sua recuperação e qualidade de vida.

O Complexo Hospitalar São Francisco é reconhecido como uma importante referência em todo o Estado no atendimento a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital mineira e Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como em outras regiões do Estado, e atua com a maior capacidade de toda a sua história. Com ambiente acolhedor, atendimento humanizado e profissionais confiáveis, o hospital traduz, para pacientes, familiares e acompanhantes, a sua filosofia de trabalho – baseada no tripé Cortesia, Entusiasmo e Planejamento.